sexta-feira, 31 de agosto de 2012

É oportunidade de crescer como cidadão, diz deputado mirim na PB

Elton Araújo, 13 anos, decidiu se candidatar após apoio dos colegas.
Novo Parlamento Mirim da Paraíba tomou posse nesta quinta-feira (30).

Elton Araújo ressaltou a oportunidade de conhecer mais sobre o processo legislativo como deputado mirim (Foto: André Resende/G1)Elton Araújo ressaltou a oportunidade de conhecer mais
sobre o processo legislativo como deputado mirim
(Foto: André Resende/G1)
“Uma oportunidade única para ter um crescimento como cidadão e também como estudante. Atuando como um deputado mirim vou poder conhecer o processo legislativo de perto e ainda ter um estímulo aos estudos”, foi o que comentou o estudante do 9° ano do Instituto Augusto dos Anjos, Elton José Araújo, de 13 anos, após tomar posse como deputado mirim na Assembleia Legislativa da Paraíba, em João Pessoa, nesta quinta-feira (30). Elton e mais 35 estudantes da rede pública e privada da Paraíba passaram a compor neste dia 30, a Assembleia Legislativa Mirim.
A mãe do novo deputado mirim, Luciana Alves, explicou que a veia política do estudante vem de família, seu avô foi vereador em uma cidade do interior da Paraíba, e que a iniciativa de participar do Parlamento Mirim surgiu após um “empurrãozinho” dos colegas e da professora. “Ele é muito tímido, no início não quis participar. Mas após analisar os ponto positivos que a participação dele na Assembleia ia proporcionar, tomou gosto e agora está tomando posse”, comentou a mãe. Os deputados mirins foram escolhidos após terem participado de uma votação nas escolas escolhidas pela própria Assembleia Legislativa.
Luciana Alves, mãe do deputado mirim empossado, afirmou que inicialmente o filho não queria participar do parlamento  (Foto: André Resende/G1)
Luciana Alves, mãe do deputado mirim empossado,
afirmou que inicialmente o filho não queria
participar do parlamento (Foto: André Resende/G1)
Mesmo com veia política e interessado em fazer um mandato repleto de projetos voltados para o esporte, partido simbólico pelo qual foi eleito, Elton explicou que não pretende dar prosseguimento a sua carreira como político. “Gosto de música, toco violão, baixo, teclado e ainda canto. Não tenho interesse de seguir carreira política. Nesta oportunidade quero apenas exercer minha cidadania, aprender como os deputados trabalham, conhecer um pouco sobre o processo”, afirmou. A mãe do novo deputado mirim, afirmou que as preferências do filho são pelas áreas de tecnologia e engenharia.
A presidente do Parlamento Mirim, Daiara Guimarães, pensa diferente sobre a possibilidade de seguir carreira política. De acordo com estudante de 15 anos do 7° ano da Escola Municipal Compositor Luiz Ramalho, em João Pessoa, seu interesse em realizar trabalhos sociais podem levá-la a se envolver de alguma forma com política. “Estou planejando entrar numa ONG em prol da adoção, trabalho num igreja educando crianças. Gosto de trabalhar em prol do social. Talvez este meu interesse me leve a seguir trabalhando com política. É uma possibilidade após a oportunidade dada pela Assembleia para nós, estudantes”, concluiu.
A presidente da Assembleia Legislativa Mirim, Daiara Guimarães, pretende seguir carreira política (Foto: André Resende/G1)
A presidente da Assembleia Legislativa Mirim,
Daiara Guimarães, pretende seguir carreira política
(Foto: André Resende/G1)
A estudante afirma que no início não levou o processo de eleição dos deputados mirins muito a sério, mas com o decorrer da eleição para o Parlamento Mirim se envolveu com determinação e como resultado foi a candidata mais votada da escola. Daiara Guimarães comentou que chegou a acreditar que não iria mais fazer parte do parlamento devido a demora de cerca dois meses para a cerimônia de posse. “Não levei muito a sério, mas agora percebo que, mesmo sendo uma Assembleia Mirim, envolve muita responsabilidade. É uma experiência extraordinária”, disse.
A bancada eleita para legislatura 2012/2013 do Parlamento Mirim é formada por dois terços de mulheres. São 24 meninas e apenas 12 meninos, alunos de escolas das redes pública e privada do Estado. O mandato tem duração de um ano, sendo este o quarto ano desde sua criação. Em todas as outras legislaturas, a presidência da Mesa também foi ocupada por uma mulher.
O Parlamento Mirim foi criado através do Projeto de Resolução 25/99, que, após ser aprovado em plenário, foi transformado na Resolução 646/99. Por essa razão, tem força de lei. Geralmente, os candidatos escolhidos são alunos que estejam cursando do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, sendo que 80% das vagas são destinadas a alunos da rede pública de ensino e 20% a estudantes da rede privada, totalizando 12 escolas participantes. Os deputados são eleitos por partidos que formam a bancada.
Estudantes de escola públicas e particulares formam a nova Assembleia Legislativa Mirim (Foto: André Resende/G1)Estudantes de escola públicas e particulares formam a nova Assembleia Legislativa Mirim (Foto: André Resende/G1)
Do G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário