quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ação prende grupo criminoso chefiado por detento na PB, diz polícia


Suspeito de comandar grupo está detido desde setembro no PB-1. 
Polícia afirmou que grupo é responsável por 36 homicídios em Mari.

Do G1 PB
Integrantes de uma quadrilha suspeita de tráfico de drogas e homicídios foram detidos nesta quarta-feira (31) no município de Mari, zona da Mata paraibana, durante uma operação da Polícia Civil. De acordo com a polícia, o grupo é responsável por 36 homicídios cometidos entre 2011 e 2012. O delegado Reinaldo Nóbrega explicou que o chefe da quadrilha está detido, mas continua comandando o grupo de dentro de um  presídio na capital.
G1 tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Administração Penitenciária, mas as ligações não foram atendidas.
O delegado Hugo Barreto, o regional da 10ª Delegacia de Polícia Civil, explicou que após quatro meses de investigação foi desencadeada nesta quarta-feira a Operação Halloween, que conta com 44 policiais, e tem como objetivo cumprir dez mandados de prisão e de busca e apreensão. Até as 6h30, onze pessoas haviam sido presas, sendo oito homens e três mulheres. Dois adolescentes também foram detidos.
O chefe da quadrilha é, segundo o delegado Reinaldo Nóbrega, um detento do Complexo Penitenciário Romeu Gonçalves de Abrantes, o PB 1 em João Pessoa. De acordo com o delegado, o homem foi preso no dia 29 de setembro, mas continua comandando o grupo de dentro do presídio com o uso de celular.
José Hildebrando Targino da Silva, de 35 anos, mais conhecido como Bizoga, é apontado pela polícia como mandante de vários crimes na região da Zona da Mata. Pelo menos 36 homicídios foram atribuídos ao suspeito e, segundo a Polícia Civil, os crimes encomendados eram motivados por dívidas quanto ao pagamento das drogas e para evitar concorrência na comercialização. O comando do suspeito era exercido por telefone, de acordo com as investigações.
A polícia informou que chegou até ele depois de prender um de seus compassas no dia sete de setembro. Ele seria um dos pistoleiros oficiais do Bizoga e teria matado 13 pessoas a mando do chefe, segundo a polícia. O grupo teria participado do esquartejamento de dois irmãos em no dia 29 de julho em Mari. O delegado Hugo Barreto disse que há quatro meses está investigando o grupo e que alguns dos integrantes foram detidos durante outras operações.
Drogas e armas foram apreendidas com os suspeitos. Eles foram encaminhados para Delegacia em Itabaiana e em seguida serão levados para presídios em João Pessoa. Eles vão responder por crimes como tráfico de entorpecentes e homicídios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário