sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Onze policiais militares poderão ser expulsos da coorporação

Eles respondem por formação de quadrilha e constituição de milícia particular e foram flagrados pela Operação Squadre da Polícia Federal em novembro de 2001.

 divulgação

Euller Chaves


O Comandante-Geral da Polícia Militar da Paraíba, Coronel Euller Chaves informou que além dos três PM’s que estão sendo julgados por conselhos de justificativa e disciplina da corporação, mencionados ontem pela reportagem do Jornal Correio da Paraíba (oficiais Gutemberg e Neubon Nascimento e sargento Erivaldo Batista), outros oito estão sendo submetidos ao mesmo procedimento e podem também ser expulsos.

Segundo o subcorregedor da PM, tenente-coronel Ricardo Sérgio Maia Nicodemi, os procedimentos instaurados recentemente referem-se ao capitão Ednaldo Adolfo de Souza, ao subtenente Olinaldo Vitorino Marques, ao sargento Jackson Barreto dos Santos, aos cabos Edson Alves do Nascimento, Sebastião Inácio de Souza e Francisco Batista de Macedo Neto. 

Todos eles respondem a acusações de diversos crimes previstos no Código Penal Brasileiro. Entre eles o de formação de quadrilha e constituição de milícia particular e foram flagrados pela Operação Squadre da Polícia Federal em novembro de 2001.

Além destes, o sargento Tibério Fernandes Teixeira e o cabo Edemar da Silva Souza, também flagrados na Operação Squadre se encontram sob investigação.Os conselhos de disciplina aos quais respondem foram instaurados em 2012, em decorrência da Operação Águas Limpas, deflagrada em 27 de agosto de 2010 e que investigou grupos de extermínio na Paraíba.

“Em razão de já estarem sendo investigados os comportamentos deles e a maneira como tais afetaram a ética, o decoro e a disciplina que são exigidos pela profissão de policial militar, não há possibilidade jurídica de se instaurar novo procedimento. Fazemos questão de tornar públicas essas informações porque nossas ações são pautadas na verdade e na transparência”, esclareceu o subcorregedor da PM.

Por Vanessa Furtado, Jornal Correio da PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário