terça-feira, 21 de maio de 2013

Governo Federal autoriza efetivo da Força Nacional de Segurança na PB

Portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (21).
Emprego do efetivo atende a solicitação do governo da Paraíba.

Do G1 PB
 
O governo federal autorizou o emprego do efetivo da Força Nacional de Segurança Pública na Paraíba. A portaria, publicada nesta terça-feira (21) no Diário Oficial da União, diz que a autorização é em atendimento à solicitação do governador do estado, Ricardo Coutinho (PSB), quanto à necessidade do apoio do governo federal nas ações de segurança pública na Paraíba. A ação faz parte do Programa Brasil Mais Seguro, do governo federal.
 
Ainda de acordo com a portaria, a quantidade de homens da Força Nacional de Segurança será definida de acordo com o planejamento da Paraíba e do Ministério da Justiça. O efetivo estará à disposição do estado por 90 dias, podendo o prazo ser prorrogado, ainda de acordo com a portaria.
 
O G1 fez contato com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do estado para obter mais detalhes do plano, mas durante toda a manhã desta terça-feira as ligações não foram atendidas.
De acordo com o governo federal, a Paraíba é o segundo estado a receber o Programa Brasil Mais Seguro. O Programa Brasil Mais Seguro foi lançado na Paraíba, pelo Ministério da Justiça, no início de maio. Ao todo, o governo federal prevê um investimento de R$ 91,2 milhões para apoiar a política local de enfrentamento à violência no estado.
 
De acordo com o Ministério da Justiça, os recursos serão aplicados no fortalecimento da Polícia Civil, da perícia criminal, do sistema prisional, do policiamento ostensivo, do sistema de inteligência de segurança pública estadual, além de investimentos em outras ações.
 
Operação Tambiá
O Diário Oficial da União desta terça-feira também traz uma portaria em que prorroga a Operação Tambiá, que conta com o apoio da Força Nacional de Segurança.
 
A operação tem o objetivo de solucionar casos de homicídios ocorridos na região metropolitana de João Pessoa e contribuir para a queda da taxa de assassinatos.
 
Com a portaria, a Força Nacional atuará por mais 120 dias. De acordo com o governo, o programa está na Paraíba desde agosto de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário